A ORIGEM DO FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA
O “Fogo Simbólico da Pátria” surgiu em 1937, como ideia de um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do nosso povo. A escolha recaiu sobre o FOGO, elemento cuja descoberta deu início a evolução do homem.
Levada a ideia a LIGA DA DEFESA NACIONAL, foi acolhida com muito entusiasmo, sendo complementada com acréscimo de que o FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA deveria percorrer o território nacional, numa corrida de revezamento que iria ser denominada CORRIDA DO FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA.
Assim, em 1938, foi realizada a 1ª corrida, que foi pequena, num trecho de 26 Km , entre as cidades de Viamão e Porto Alegre.
Desde então, todos os anos, por ocasião de nossa independência, a LIGA DA DEFESA NACIONAL realiza a cerimônia do FOGO SIMBÒLICO, como ato de abertura da Semana da Pátria, prestando um culto a Pátria e procurando manter viva no nosso povo e principalmente nos jovens, a chama que alimenta os valores espirituais de nacionalidade.
É na verdade, a forma que a LIGA DA DEFESA NACIONAL adotou para colaborar na formação dos cidadãos de amanhã, neles firmando o amor à terra que nos tem como filhos, a Nação que construímos com o nosso trabalho.
A Escola, como Instituição Educacional que sempre atua para manter o patriotismo vivo entre seus alunos, participou mais uma vez ativamente da Semana da Pátria deste ano, comparecendo com um grupo de alunos para a guarda do Fogo Simbólico na Praça Erico Raabe na sede do município.
Já na Escola, durante a Semana da Pátria os alunos do turno da manhã hasteavam as bandeiras cantando o Hino Nacional seguido de apresentações alusivas a Semana da Pátria. Os alunos do turno da tarde, da mesma forma, faziam suas apresentações, após cantavam o Hino e arriavam as bandeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário